expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Viagem para o Nordeste, a Terra do Sol

Na opinião minha e de meu marido, a viagem para o Nordeste foi bem divertida. A chance de ter as férias garantidas no Nordeste são altas, pois lá, o Sol brilha o ano todo. Voltavamos de férias bem bronzeados. Até mesmo em julho já viajei para o Nordeste e parecia verão. Outro fator muito bom é que as águas do mar são naturalmente aquecidas e até garoando entravamos na água, e olha que sou “friorenta”. Além disso no Nordeste fica a Área de Proteção Ambiental Marinha Costa dos Corais, que compreende uma faixa de mais ou menos 150 km de recifes de corais, entre Recife-PE e Maceió- Al. Os Recifes de corais impedem que as ondas cheguem até as praias, formando várias piscinas naturais e abrigando uma variedade grande de fauna marinha, pois os peixes e outros tipos de espécies marinhas se abrigam e se alimentam dos corais. 
Fora da costa dos corais também existem lugares na Bahia como no Morro São Paulo, e Península de Maraú onde fica a linda praia de Taipú de Fora, onde tem bastante corais e lindos peixinhos coloridos, não somente os sargentinhos, aqueles peixinhos amarelo e preto esfomeados que tem em todo lugar, risos.....
A Península de Maraú, onde fica a praia de Taipú de Fora, foi um dos lugares que eu e meu marido mais apreciamos, pois lá é cheio de peixinhos coloridos, onde vimos até lagosta no mar. No Morro São Paulo meu marido viu uma cobra d’água e eu um baiacu enorme cheio de algo parecido com espinhos, como eu não sabia que era um tipo de baiacu inchado, quase infartei de susto. Pesquisando na internet, descobri que ambos são venenosos, mas não atacam se não se sentirem ameaçados. É só deixá-los quietos no canto deles. Para chegar até a Peninsula de Maraú e no Morro São Paulo é necessário atravessar de balsa, e deixamos o carro em um estacionamento, não atravessamos com o carro de balsa.
Para a prática de snorkeling ou flutuação, além dos mergulhos mais profundos, a costa dos corais é um “prato cheio”. Eu e meu marido amamos essa prática de snorkeling, só não tenho coragem de mergulhos mais profundos, pois entro em pânico, infelizmente.
Uma orientação que gostaria de passar para os turistas, é que evitem pisar nos corais, pois eles demoram muito tempo para se formarem e podem ser destruídos quando pisados e também, que tomem cuidado para não pisar em ouriços do mar pois os espinhos podem ferir os pés, é adequado usar uma papete ou pés de pato caso tenha ouriços.
Outra coisa importante, é tentarmos manter a praia limpa e jogarmos no lixo toda sujeira gerada. Fiquei triste ao ver a linda praia de Tamandaré- PE, com belos corais, toda suja, de ponta a ponta, com garrafas e todo tipo de lixo, e até fraldas sujas nas areias do mar encontrei, fiquei com nojo e indignação! Em outro post, vou passar a planilha de custos da viagem, onde anotei tudo que gastamos de carro. Fomos duas vezes ao Nordeste de férias, ao todo 60 dias, em uma viagem fomos de carro e em outra de moto.
Na viagem de moto subimos pela costa marítima de São Paulo até Natal- RN e descemos pelo mesmo percurso, só que passando em lugares diferentes. Ao todo 30 dias.
 Na viagem de carro subimos por dentro, e passamos por Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão e do Maranhão descemos pela costa marítima. Em outro post conto mais detalhes dessas viagens, ainda tenho muita coisa para contar sobre o Nordeste, Centro- Oeste, as alegrias e sufocos que passamos, vou publicar mais fotos em outros posts. Vejam todos os posts publicados na barra lateral direita do blog descendo o cursor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...