expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Viagem ao Nordeste e Centro-Oeste- pontos turisticos

Como já disse em posts anteriores, eu e meu marido viajamos para o Nordeste durante 30 dias, conhecendo em média mais de 10 cidades e vários pontos turísticos em uma viagem de moto (uma Fazer- Yamaha), e em outra viagem com um gol geração 3 flex (usamos álcool como combustível a maior parte do tempo).
De moto subimos pela costeira marítima de São Paulo até Natal- RN e descemos pelo mesmo caminho, só que parando em pontos turísticos diferentes. De carro subimos por dentro, saímos de São Paulo, passando por Goiás, Tocantins, Maranhão e descemos pela costeira marítima, passando pelo Nordeste. Conhecemos os pontos turísticos do Nordeste quase todos, e apesar de termos ficado vários dias no Nordeste, ainda tem lugares que precisamos conhecer, tamanha a diversidade de lugares turísticos que o Nordeste tem.
Na minha opinião, todo mundo deveria conhecer o Brasil primeiro, antes de conhecer o exterior, pois tem muitos gringos que conhecem mais o nosso país do que nós mesmos e até nos davam dicas de lugares que gostaram aqui no Brasil. Muitos brasileiros não sabiam nos informar de pontos turísticos de seu próprio pais. Acredito que a dificuldade seja também econômica, pois nem todos tem o privilegio, infelizmente, de poderem viajar, mais na medida do possível, deveríamos conhecer melhor nosso próprio pais primeiro, pois há lugares no Brasil, que não perdem nada para outros lá no exterior. Assim também, ajudamos a nossa economia a crescer e o  nosso turismo a se desenvolver. Quando gastamos dinheiro só no exterior, não estamos cooperando para o desenvolvimento de nossa economia.
Também conhecemos pontos turísticos, em que não se é feito muito marketing do lugar, mas quando conhecemos, o lugar era maravilhoso, e outros lugares que são mais conhecidos que não gostamos tanto., tem lugares que antes eram top em função de uma novela que o divulgou, e depois estavam falidos. Creio que isso tem a ver com gosto pessoal, mas também com fatores políticos, marketing, investimentos do governo, etc. Em minha opinião, tem lugares que estampam as revistas e às vezes, não é tudo isso. 
Dos pontos turísticos que conhecemos, citamos Rio Quente e Caldas Novas-  Goias, que juntos formam a maior estância hidrotermal do mundo, ou seja, as águas dos rios são quentes naturalmente. Cito o parque aquático Hot Park como um dos passeios imperdíveis de Goias. O Hot Park, é um parque aquático grande, com tobogãs e vários brinquedos, e possui a praia do Cerrado com ondas artificiais.
No Maranhão acabamos, não indo aos Lençois Maranhenses, pois ficava longe do lugar que estávamos que era São Luis, mais ou menos 300 km, daria uns 600 km, de ida e volta.
Fomos para a Praia do Forte- BA, onde vimos o projeto Tamar de preservação das tartarugas, Costa do Sauipe- BA e Imbassaí-BA. Esses três lugares ficam perto um do outro. Na Costa do Sauipe há muita área particular, Resorts, mas conseguimos acesso até lá por uma entradinha. Vale a pena conhecer esses lugares, muito lindo!
Outros lugares que amamos foi a Praia dos Carneiros- PE, que fica perto de Porto de Galinhas- PE, outro lugar maravilhoso. Quem passa em Porto de Galinhas pode dar uma esticadinha na praia dos Carneiros. A praia dos Carneiros é uma praia de águas calmas, azuis, onde é possível praticar snorkeling. Quando fui lá, em março, quase não tinha movimento, poucas pessoas.
Um lugar lindíssimo, de ponta a ponta é Alagoas, cheio de piscinas naturais e corais, ótimo para a pratica de snorkeling. Em Alagoas cito Maragogi e Pajuçara, para a pratica de snorkeling, onde os barquinhos nos levam até os corais.
Para a prática de snorkeling, uma dica que dou é chegar cedo, pois a maré esta baixa e o mar menos agitado, pois quando o mar fica agitado, fica difícil a visualização. Outra dica que dou é que, se for comprar  seu próprio equipamento de snorkeling, compre um material de qualidade, caso contrário, entrará água por dentro da máscara. Eu e meu marido temos o nosso próprio equipamento de snorkeling e ficamos horas observando os peixes sem problemas.
Conhecemos também Jericoacoara- CE, um lugar muito bonito, mas que o acesso é mais difícil para se chegar. É necessário um guia, do contrario não se consegue chegar em Jericoacoara, a não ser que se conheça bem o lugar, mas mesmo assim, é difícil decorar o caminho, muitas placas indicando os caminhos, são adulteradas. Para ir as praias também é necessário um guia e os guias estão sempre abordando as pessoas para acompanhá-las, no café da manhã, almoço, etc..., e até para ir embora precisamos de guia. Mesmo com guia nosso carro atolou na areia e bateu um desespero, pensamos que perderíamos o carro levado pela maré, ficamos de tarde até a noite tentando tira-lo. O guia foi buscar ajuda e uma caminhonete nos ajudou, quer dizer, nós pagamos eles. Tivemos um prejuízo grande e o capo do nosso carro ficou todo riscado. Outras pessoas atolaram o carro lá em Jericoacoara também, e até uma Hillux foi levada pela maré. Cuidado ao ir de carro para Jericoacoara. Dizem que precisa de um guia credenciado, mas eu não quero arriscar mais.
Outro apuro que passamos foi quando colocamos combustivel adulterado sem saber. Estavamos em uma estrada que não tinha posto de gasolina perto e o carro começou a falhar. tivemos que retirar o combustivel e colocar outro que compramos de um morador que vendia combustivel.
Fomos para Natal- RN e também para João Pessoa- PA, e achamos essas cidades bem estruturadas, Fortaleza-CE, também. Eu e meu marido cogitamos a idéia de morar no Nordeste, mas devido o calor que tem aumentado cada vez mais, segundo a opinião que colhemos dos próprios moradores de lá, mudamos de idéia. Quando fui ao Nordeste pela primeira vez, achei o clima maravilhoso. Da ultima vez que fui ao Nordeste, senti que esquentou mais. Mas para passear é muito bom! 
Outra dica que dou é sobre o filtro solar, é bom passar o filtro nas áreas expostas ao sol quando pegar estrada, já tive uma queimadura feia na perna porque esqueci de passar o filtro solar, sempre que possivel, viaje de calça.
Na maior parte do Nordeste, em alguns hotéis e pousadas, o chuveiro só tem a opção de água fria, porque a água já sai morna do chuveiro!
Além de nos hospedarmos em hotéis e pousadas, quando vamos pernoitar ou mesmo nos hospedar, ficamos em motéis e curtimos uma hidro. Em muitos motéis, por um preço em conta consegue-se um quarto com TV a cabo, frigobar, ar condicionado e fazer um pedido de refeição no quarto. Vale a pena porque as vezes estávamos tão cansados à noite que não queríamos sair a procura de comida.
No Morro São Paulo- BA,    conhecemos um casal bem legal, que morava lá, que nos indicou um lugar onde ficamos numa kitnet mobiliada por um preço bem em conta. Bem, vou postar algumas fotos aqui e em outro post coloco todos os custos de uma viagem que fizemos de carro para vocês terem uma noção dos gastos, senão esse post vai ficar muito extenso, alias, já está ficando.

Chegando ao Rio Grande do Norte

Divisa Alagoas- Pernambuco

Na estrada

Na praia

Na praia

Travessia com a moto

Pelourinho-Bahia

Na escuna em Alagoas

Farol de Salvador-BA

Projeto Tamar na Praia do Forte-BA

Ninho de tartaruga do projeto Tamar, praia do Forte-BA

Porto de Galinhas- PE

praia de Pajuçara em Maceio- AL

Coqueiros da Sococo em Alagoas

O maior cajueiro do mundo em Rio Grande do Norte

Morro São Paulo- BA

Praia da Argila- Morro São Paulo

amizades em Morro São Paulo-BA

Hot Park, praia do cerrado em Goiás

Carro atolado em Jericoacoara- CE

Carro ainda atolado a noite em Jericoacoara-CE

Jericoacoara-CE

Jericoacora- CE

Jericoacoara- CE

Fortaleza- Ce

praia de Canoa Quebrada- CE

Praia dos Carneiros- PE

praia de Maragogi- AL

Morro São Paulo à noite

praia de Taipú de Fora na Peninsula de Maraú- BA




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...